O concurso público nível médio é uma excelente oportunidade de ingressar no mercado de trabalho sem ter um diploma de ensino superior.
Isso porque, o grau de especialização exigido para os cargos não é tão elevado quanto aquele para candidatos com diploma universitário.
Só que isso não torna as provas menos complexas ou fáceis. Um concurso público nível médio demanda bastante atenção, disciplina e métodos de ensino dos candidatos.
E se você já vinha pesquisando quais concursos terão em 2022, este post vai ajudar você a otimizar o seu tempo de estudo. Siga com esta leitura e aprenda conosco o que estudar para concurso público nível médio!
Além disso, continue navegando em nosso blog para mais dicas e novidades sobre o universo concurseiro!
Entenda que conhecer as principais exigências para um concurso público nível médio não limita a abrangência de disciplinas a serem estudadas. Afinal de contas, é importante seguir à risca as orientações de cada edital e preparar-se da melhor forma possível.
Contudo, a ideia de apontar os conhecimentos mais exercitados nessas avaliações faz com que você direcione mais tempo em determinadas áreas. E é isso o que queremos destacar enquanto você analisa os concursos abertos e começa a estabelecer sua rotina de estudos.
Por isso, vale observar a base em comum que os melhores concursos públicos nível médio têm aplicado em suas provas. Veja a seguir:
A seguir, vamos falar melhor sobre os temas para potencializar os seus hábitos de estudos e conferir resultados incríveis nas suas provas!
A língua portuguesa figura em todos os concursos públicos do país. É uma exigência que se estende, inclusive, além da avaliação em questões de múltipla escolha. Afinal, questões discursivas também demandam o bom uso das regras gramaticais e do nosso idioma nativo.
Portanto, dedique bastante tempo aos assuntos da língua portuguesa que mais caem nos concursos públicos nível médio. Mas também esforce-se em diagnosticar desafios que você, particularmente, enfrenta ao estudar essa disciplina.
A seguir, vamos apontar algumas regras de gramática e assuntos que são bastante aplicados pelas bancas do país. Dê uma conferida e já comece a montar o seu cronograma levando em consideração esses temas, também!
Você conhece as regras com relação ao uso da crase? No geral, essa é uma questão que implica desafios aos concurseiros de todos os níveis.
Daí, a importância em estudar as regra e exceções que demandam (ou não) a aplicação da crase em sentenças.
Nem adianta pesquisar qual é o concurso mais fácil para passar e achar que a concordância verbal não vai aparecer em sua prova.
A concordância verbal acontece quando o sujeito e o verbo concordam. Por exemplo: a palavra “nós estudaremos” em o sujeito (nós) e o verbo (estudaremos) em concordância verbal.
Por sua vez, a concordância nominal coloca os substantivos concordem em alinhamento com artigos, adjetivos, numerais e/ou pronomes.
Por exemplo: eles usam regras e normas complicadas.
Aqui, regras e normas (substantivos) concordam com o adjetivo complicadas. E é importante estudar todas as regras relativas a esse conceito.
Ortografia é algo bastante exigido pelas bancas. Muitas delas inclusive, são rigorosas com qualquer deslize. Por isso, avalie seus conhecimentos no assunto constantemente.
A interpretação de texto é fundamental, e não apenas para a realização de um concurso público nível médio. Pois especializar-se nessa habilidade garante que você absorva e compreenda melhor todo tipo de informação, como:
O hábito da leitura é o maior aliado para isso. Mas exercícios complementares são sempre bem-vindos para acelerar a sua curva de aprendizado.
A Era Digital invadiu a sociedade ao longo da virada do século 20 para o seguinte. E, hoje, é assunto de cabeceira nos concursos públicos — de nível médio e ensino superior.
Isso inclui uma variedade ampla de assuntos que os candidatos devem dominar tanto em sua rotina particular (como usar a internet) e profissional.
Daí, a necessidade em conhecer conceitos, aplicações e as características de sistemas operacionais, softwares e novas tecnologias. Isso é meio caminho andado para você se preparar e enfrentar, sem grandes riscos, as questões de informática no seu concurso público nível médio.
Veja, a seguir, onde concentrar grande parte do seu dia sobre o assunto!
Sistema operacional se tornou um assunto mais popular com relação aos dispositivos móveis (que usam os sistemas iOS e Android, principalmente).
Quando falamos em computadores, entretanto, os concursos públicos se limitam a analisar o uso do Windows e também do Linux.
Ao estudá-los, certifique-se de conhecer melhor o conceito de ambos, suas características e os procedimentos práticos que os diferenciam para a realização de tarefas cotidianas.
Editores de texto, como o Microsoft Word, são elementares para o trabalho diário. Pode ser para escrever um comunicado, editar um contrato ou mesmo para redigir um longo artigo.
Independentemente do objetivo, é quase certo que o assunto vai estar presente na sua prova de concurso público nível médio.
O mesmo vale para os editores de planilhas. Especialmente, nas áreas contábil e financeira. Por mais que você não use o software, no dia a dia, ele pode ser necessário para visualizar ou editar um relatório, por exemplo.
Então, conhecer os fundamentos básicos desse tipo de programa se faz relevante.
A internet faz parte da rotina do brasileiro, que passa, em média,
oito horas por dia conectado. É o segundo no ranking global, inclusive.
Mas de nada adianta essa estatística se os concurseiros não entendem os conceitos básicos por trás dos seus hábitos de navegação. Por isso, certifique-se de usar a internet para estudar mais sobre o assunto e resolver questões simples e complexas em sua prova.
Os programas que usamos para acessar a internet também carregam boa dose de complexidade e características exclusivas.
Justamente por isso, eles podem figurar em questões de provas de concurso público nível médio. Conheça, abaixo, os navegadores mais populares:
Conceitos matemáticos estão presentes na vida acadêmica do brasileiro desde cedo. O que apenas reforça a sua importância dentro de um concurso público nível médio.
Não tema a disciplina. Afinal muita gente sente calafrios só de pensar em equações, frações e regra de três. Com preparação e prática, você passa a entender melhor o raciocínio lógico por trás das questões. E isso pode acontecer por meio de um reforço nas áreas da matemática que mais aparecem nos concursos públicos!
Frações são meios de representar uma ou mais partes de algo dividido em partes iguais.
Por exemplo: ½ é a metade de algo inteiro. O mesmo vale para ⅕, que representa cinco partes de algo inteiro.
O desenvolvimento matemático passa, diretamente, pelos conceitos de razão e proporção. A escala de um mapa é uma proporção, por exemplo, entre outros fatores que são aplicados com esses conceitos. E eles sempre tendem a figurar nas provas de um concurso de nível médio.
Porcentagem é um tema comum, também, em concursos públicos. Experimente adicionar alguns minutos do seu dia, quando estudar matemática, para ficar por dentro de todas as regrinhas que envolvem o conceito.
Probabilidade é meio de calcular chances de ocorrência de algo. Por exemplo: a probabilidade de determinada carta aparecer, no monte, em uma partida de pôquer. Ou, mesmo, as chances de cair cara ou coroa ao lançar a moeda ao ar.
Regra de três tem muita presença em concursos públicos, em geral. Ela é usada quando conhecemos três fatores de quatro medidas.
Exercite a mente para evitar a dependência de uma calculadora. Cálculos complexos até podem exigir o uso da ferramenta, mas a dependência tende a prejudicar o aprendizado.
Além disso, a banca do seu concurso público nível médio pode proibir o uso da calculadora na prova. E aí, fica ainda mais difícil acertar nos cálculos se você vem usando incondicionalmente essa ferramenta.
Boa parte dos exercícios matemáticos concentram suas resoluções por meio de fórmulas específicos e conceitos distintos. E conhecê-los pode agregar uma ótima vantagem para a realização das suas provas.
Exercite, experimente, decore-os e saiba o que reside na aplicação deles. Isso vai ajudar você a absorver a importância deles e aprender como usá-los cm precisão.
Raciocínio lógico, a princípio, pode parecer algo profundamente relacionado com a matemática. Acontece que ele usa muito a interpretação de texto além da realização de operações matemáticas.
Ou seja: disciplinas que se associam e complementam enquanto você executa um exercício específico. Veja, abaixo, o que você pode encontrar de raciocínio lógico em uma prova de concurso público nível médio.
São, basicamente, as sentenças diferenciadas pela declaração de algo “verdadeiro” ou “falso”. Assim, os enunciados tendem a ser uma declaração e da qual o candidato analisa se ela é verdadeira ou não.
A teoria de conjuntos aponta, normalmente, situações em que a resposta reside na definição de relações entre elas.
Como destacamos acima, a matemática é a casa da porcentagem. Mas, em questões de raciocínio lógico, a interpretação de texto se faz fundamental para acertar as questões.
Com a análise combinatória é possível separar grupos em três tipos:
No que diz respeito à questão discursiva, é fundamental conhecer a fundo os conceitos de interpretação de texto. Mas é necessário avaliar também os seus conhecimentos em gramática e argumentação, até, para fazer uma boa redação.
Nesse aspecto, separamos algumas dicas simples, mas que podem ser exercitadas diariamente para você tirar boas notas na sua prova de concurso público nível médio!
Use palavras e sentenças de fácil compreensão. Do contrário, sua mensagem pode parecer complexa e desnecessariamente difícil.
Evite repetições (redundâncias) em seu texto. Isso pode deixá-lo mais cansativo e perder a concentração do seu leitor rapidamente.
Antes de escrever, oriente-se por meio da compreensão de que a sua história tem um início, meio e fim. Isso mostra capacidade de concisão, objetividade e ciência do que está sendo dito ao longo do seu conteúdo.
Cuidado com as divagações. Não fuja do assunto principal, somente quando necessário — para justificar ou exemplificar um argumento, por exemplo.
O concurso público nível médio tende a variar a escolaridade exigida em cada banca. No geral, em todos os concursos, a procura vai desde o ensino fundamental incompleto ao superior completo.
Só que vale observar o seguinte: um concurso nível médio pode ser realizado por quem tem nível superior completo. Entretanto, candidatos com nível médio não podem prestar um concurso público nível superior.
Analise, detalhadamente, cada edital. Geralmente, existem oportunidades para os seguintes níveis de escolaridade:
Quer ir muito bem nas provas de concurso público nível médio?
Conheça os diferenciais dos nossos mapas mentais e os benefícios de investir neles!
Agora que você já sabe o que estudar para um concurso público nível médio,
veja em nosso blog outras dicas sobre o assunto!
O risco é todo nosso! Caso você sinta que o curso não atendeu suas expectativas, garantimos o reembolso do seu pedido, de acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.
Sim! Em provas objetivas, a lei seca é exigida em cerca de 70% das questões. Ao adquirir nossos materiais, você estará potencializando a memorização dos detalhes mais exigidos em provas de primeira fase.
Logo após a confirmação do pagamento, você receberá um e-mail com suas credenciais de acesso. Pedimos que você verifique o lixo eletrônico, pois, em alguns casos, o e-mail pode ser considerado spam. Além disso, caso seu e- mail seja do GMAIL, pedimos que você verifique a aba “Promoções”.
Assim que você estiver com suas credenciais de acesso, você só vai precisar inseri-las no campo login e senha, dentro do link: https://decorandoaleiseca.app
Em média, você precisará de 2 a 3 horas por dia para cumprir com as metas dos cronogramas dos Projetos de Leitura e dos Retas Finais.
Não, mas tornando-se assinante você garante 30% de desconto na aquisição de qualquer Reta Final!
No entanto, no caso das Assinaturas Específicas (Cartórios, Delta e Carreiras Jurídicas), todos os Retas Finais para os respectivos cargos estão incluídos.
Sim. Todos os materiais já estão de acordo com as atualizações legislativas mais recentes.
Copyright ® Vade Mecum de Questões
__________________________________________
E-mail: atendimento@decorandoaleiseca.com.br
CNPJ: 35.280.207/0001-41
Endereço: Rua Um, Parque Una, nº 290
96075-160, Pelotas-RS
Política de Reembolso