Aprender como estudar com questões faz com que você tenha uma excelente maneira de se preparar para um concurso público ou Enem, entre outras avaliações.
E você deve estar se perguntando se é possível passar em um concurso só resolvendo questões. Pois nós acreditamos que estudar por questões funciona, sim, mas é importante alinhar sua estratégia de acordo com seus objetivos e as características de cada prova.
Por isso, convidamos você a seguir com esta leitura e aprender como é o estudo por questões e o uso do estudo reverso nessas situações. Confira!
Fique por dentro de todas as dicas e novidades do universo concurseiro!
Resumidamente, aprender como estudar com questões ajuda você a se preparar para as principais avaliações por país. Isso tudo, na prática, por meio da realização exercícios e provas anteriores,
Assim, você treina sua mente de maneira similar à forma como ela age durante uma avaliação. E o melhor: você passa a conhecer melhor as exigências, abordagens e características das questões das provas que você está se preparando.
Como resultado disso, você adquire novos hábitos, alinhando-os com o que os avaliadores mais buscam nos seus candidatos. Trata-se de uma maneira complementar de estudo por meio de novos hábitos.
Veja, abaixo, qual é a melhor forma de estudar por questões!
Você não vai abandonar a teoria substituindo-a pelo estudo com questões. Só que você pode investir parte do seu tempo, no dia a dia, para a resolução de provas e exercícios.
Isso ajuda a identificar os temas mais abordados, na teoria, e também a compreender melhor a resolução deles na prática. Algo que você pode fazer por meio de um plano de evolução. Algo que pode ser monitorado a partir de um controle efetivo de todas as provas que você realizar.
Procure por sites especializados, apostilas, questões em órgãos oficiais… Todo auxílio é bem-vindo para você montar um cronograma e ter conteúdo suficiente para se preparar de maneira gradual ao longo da rotina de estudos.
Confirme se as questões que você reuniu para estudar estão de acordo com as exigências das provas que você está se preparando.
Por exemplo: não há motivo para insistir em questões de múltipla escolha se você vai enfrentar uma avaliação de “certo e errado”. O mesmo vale para os conteúdos abordados nas avaliações. Alinhe sua rotina de estudos com o que a banca visa examinar.
Com base na primeira dica que apresentamos, use um meio de monitoramento para identificar sua evolução. Mas, também, use isso para identificar seus pontos fortes e de melhoria e compreender o que deve ser reforçado em sua rotina de estudos.
Experimente aprender como estudar com questões comentadas também. Essa é uma forma de avaliar, rapidamente, o que outros candidatos erram e os motivos para isso.
Sem falar que as questões comentadas já podem ser vistas como aulas em si. É sempre possível absorver bastante conteúdo com esse tipo de técnica.
Quer saber por que estudar com questões tem se tornado tão popular? Porque é uma forma de preparo para as avaliações a partir de desafios constantes.
Faça, regulamente, provas antigas, simulados e exercícios. Você vai tendo mais afinidade com a própria avaliação, identificando detalhes que vão favorecer o seu preparo para a avaliação.
A questão reversa carrega a essência da engenharia reversa: basicamente, estamos falando em como estudar com questões, mais uma vez. Afinal, trata-se do método de estudo a partir da resolução de avaliações.
Só tem o nome de questão reversa porque começamos pela prática — o teste em si —, e não pela parte teórica.
Como destacamos acima, estudo reverso e questão reversa estão na mesma categoria de aprendizado para você, que deseja saber como estudar com questões.
Ou seja: é a inversão do processo de preparação, usando as questões e avaliações já existentes para entender a teoria por outros meios.
É interessante analisar como estudar com questões serve para guiar seus estudos de maneira mais direcionada. Pois, assim, você já adquire familiaridade imediata com o perfil da banca e as abordagens usadas em seus conteúdos.
Além disso, é uma técnica valiosa para você identificar, rapidamente, pontos fortes e de melhorias nesse tipo de conteúdo. O que também se traduz em mais efetividade à sua rotina de estudos.
Por sua vez, estudo reverso não é infalível. Ao entender como estudar com questões, você deve avaliar se todo o material que você coletou está em alinhamento com o perfil da banca. E, às vezes, você pode não encontrar muita fonte de pesquisa para isso.
Além disso, disciplina e resiliência são fundamentais, uma vez que você vai se colocar à prova de maneira constante. E isso pode frustrar, um pouco, com a recorrência de erros na sua avaliação. Mas faz parte do processo — os erros, inclusive, mantendo-os sob registro para você aprender onde focar mais suas atenções.
Veja, agora, como você pode estudar com questões e garantir suas boas vantagens de aplicação!
Avalie se as questões que você vai praticar estão de acordo com o que você precisa estudar para a sua avaliação. Isso é fundamental para trazer mais alinhamento à sua preparação.
As marcações são ótimas aliadas do processo de aprendizado. Pois ajuda a reforçar (e identificar) quais pontos devem ser melhor trabalhados ao longo dos seus estudos.
Exploramos essa dica, que vale ser reforçada ao aprender como estudar com questões: explore o conteúdo comentado por especialistas. Eles se tornam verdadeiras aulas completas e permitem uma absorção de conhecimento ainda mais efetiva.
Explore as vantagens do estudo reverso com um caderno de questões. Ele pode servir de apoio para você sempre voltar às questões mais desafiadoras e, assim, analisar como foi a sua evolução.
Lembre-se: apesar de encontrarmos vantagens em aprender como estudar com questões, esse não deve ser seu único método de aprendizagem.
Explore conteúdos teóricos e use-os de maneira combinada com a realização de provas e exercícios. Assim, estudar com questões funciona de maneira mais adaptável às suas necessidades, perfil e objetivos.
Você deve ter percebido que, ao aprender como estudar com questões, você adquire um reforço interessante. Pois diferentemente do caminho tradicional — da teoria à prática —, você segue o caminho inverso. E isso tem tudo para potencializar suas estratégias.
Gostou do conteúdo? Envie para alguém que também está buscando a melhor forma de se organizar e estudar por questões!
O risco é todo nosso! Caso você sinta que o curso não atendeu suas expectativas, garantimos o reembolso do seu pedido, de acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.
Sim! Em provas objetivas, a lei seca é exigida em cerca de 70% das questões. Ao adquirir nossos materiais, você estará potencializando a memorização dos detalhes mais exigidos em provas de primeira fase.
Logo após a confirmação do pagamento, você receberá um e-mail com suas credenciais de acesso. Pedimos que você verifique o lixo eletrônico, pois, em alguns casos, o e-mail pode ser considerado spam. Além disso, caso seu e- mail seja do GMAIL, pedimos que você verifique a aba “Promoções”.
Assim que você estiver com suas credenciais de acesso, você só vai precisar inseri-las no campo login e senha, dentro do link: https://decorandoaleiseca.app
Em média, você precisará de 2 a 3 horas por dia para cumprir com as metas dos cronogramas dos Projetos de Leitura e dos Retas Finais.
Não, mas tornando-se assinante você garante 30% de desconto na aquisição de qualquer Reta Final!
No entanto, no caso das Assinaturas Específicas (Cartórios, Delta e Carreiras Jurídicas), todos os Retas Finais para os respectivos cargos estão incluídos.
Sim. Todos os materiais já estão de acordo com as atualizações legislativas mais recentes.
Copyright ® Vade Mecum de Questões
__________________________________________
E-mail: atendimento@decorandoaleiseca.com.br
CNPJ: 35.280.207/0001-41
Endereço: Rua Um, Parque Una, nº 290
96075-160, Pelotas-RS
Política de Reembolso