Como é o método Cespe de avaliação para concursos públicos?

O método CESPE é, na verdade, uma metodologia focada na resolução de uma das provas mais desafiadoras do país. E que, por sua vez, é organizada pelo Centro de Pesquisa em Avaliação e de Promoção de Eventos (hoje CEBRASPE, mas que se refere ao seu nome anterior: CESPE).
A fama da banca é bem elevada, entre os concurseiros. Por isso, muita gente se pergunta qual é o segredo da banca CESPE. Além de estudo, o direcionamento aos estudos ajuda a entender o que a banca CESPE mais cobra e como se preparar para a avaliação.
É o que faremos ao longo deste post. Confira os tópicos abaixo e aprenda, conosco, tudo sobre o método CESPE!
Conhece alguém que também quer aprender sobre o método Cespe e ir bem na prova? Compartilhe o nosso blog com seus amigos!
Conheça a história do Cebraspe
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é uma instituição especializada em avaliações.
Sua história remonta à década de 1970, na Universidade de Brasília (UnB), quando professores e técnicos desenvolveram o método Cespe. À época, foi uma verdadeira transformação no campo das avaliações.
Mas foi apenas no ano de 2013 que o Cebraspe adquiriu status de organização social atrelado ao Ministério da Educação (MEC). Com isso, vale dizer que o método CESPE faz parte de concursos públicos, mas também dos vestibulares da UNB e pelo Enem.
É Cespe ou Cebraspe?
É normal encontrar pessoas se perguntado se CESPE e Cebraspe são a mesma coisa.
E o ponto-chave dessa resposta está na seguinte ideia: Cebraspe é o órgão responsável pela banca examinadora. Só que a organização faz uso de procedimentos e técnicas que ficaram conhecidas como o método CESPE.
Por isso, o método CESPE é usado para as atividades diversas do Cebraspe na condução de provas em geral. O que inclui:
- planejar;
- elaborar;
- aplicar e corrigir provas.
A necessidade e o direcionamento dessas questões variam de acordo com a contratação do órgão e das leis vigentes.
O que é o método Cespe?

O método CESPE é um conjunto de expertises que foi idealizado por professores da UnB, inicialmente. Ao longo dos anos, seu conceito foi lapidado para servir de base no planejamento e na correção de provas.
Uma curiosidade desse método é que ele vai além das questões de múltipla escolha. E, para isso, opta pela seguinte opção de resposta: verdadeiro ou falso.
Além disso, o grau de exigência na correção leva em consideração outro fator: reduzir o acerto por acaso. Assim, caso os candidatos tenham dúvidas quanto a uma resposta, o ideal é deixá-la em branco para evitar a penalização pelo erro no “chute”.
Por isso, quando perguntam se pode deixar questão em branco na cespe, tudo depende do edital. Mas em geral, é recomendável caso você não saiba a resposta.
Mas essa particularidade não é uma regra, apenas algo que se popularizou por meio do método CESPE.
Como funciona a prova?
Quer saber mais sobre o perfil da banca CESPE e como funciona a prova? Vamos nos aprofundar com base no que foi abordado no último tópico.
A avaliação do método CESPE pode seguir dois modelos:
- as questões de certo e errado, como resposta;
- as questões de múltipla escolha.
No primeiro modelo, normalmente as avaliações possuem 120 itens. A pontuação varia com um a cada acerto e um ponto negativo quanto a resposta estiver em desacordo com o correto segundo o edital.
Ao deixar em branco, nada muda. O candidato não ganha e nem perde pontos.
Já o modelo de múltipla escolha possui uma resposta certa, apenas, por questão, e normalmente não há o desconto que ocorre nas provas "certo ou errado".
Por que uma errada anula uma certa?
A ideia é fazer com que os candidatos experimentem arriscar menos e respondam apenas aquilo que eles têm certeza.
Algo que exige mais preparação, portanto, para que os candidatos não percam pontos ao arriscar algo incorretamente.
O candidato sempre deve verificar se o edital dispõe que uma questão errada anula uma certa. Isso normalmente ocorre apenas nas provas no formato certo ou errado.
Como estudar para a Cespe?
Confira algumas dicas que reunimos para você aprender como estudar para a CESPE:
- estude provas anteriores e adquira, gradativamente, mais familiaridade com o formato da prova;
- não arrisque sem ter mais certeza sobre a resposta;
- deixe questões complexas para o final da prova;
- caso a prova tenha 120 questões, evite deixar mais de 10 delas em branco.
São estratégias que podem ser adotadas para alinhar-se às exigências da banca e ao perfil da CESPE.
Por que não sei quantas questões serão cobradas por matéria?
A própria organização do método CESPE se defende quanto a isso, promovendo a interdisciplinaridade como forma de enriquecer a prova. Ao loteá-las por assunto, acredita-se que o modelo fica mais engessado.
Por que não tem bibliografia recomendada?
A ideia básica por trás disso é evitar a sensação de detrimento de autores e editoras não citados em um edital do método CESPE, por exemplo.
Atenção redobrada ao edital
Lembre-se que essa dica não serve apenas para provas com o método CESPE: estude o edital em detalhes para garantir que a sua rotina de estudos seja a mais assertiva possível.
Otimizar o seu tempo nunca foi tão necessário
Atenção: provas do Cebraspe, com o método CSPE, são popularmente conhecidas por serem longas e exaustivas, até.
Por isso, vale a pena testar-se por meio de provas antigas e simulados. Eles ajudam a praticar o tempo ao seu favor e a compreender melhor os desafios presentes nesse tipo de avaliação.
Noções sobre os conteúdos que mais caem nas provas do Cespe
Veja algumas das questões e assuntos que tendem a aparecer com frequência nas provas aplicadas pelo Cebraspe:
- Língua Portuguesa;
- disciplinas jurídicas
- língua estrangeira;
- Interpretação de textos;
- questões discursivas.
É possível chutar nas provas do Cespe?
Possível, sim. Recomendável? Não. Pois, como destacamos, o método CESPE penaliza os palpites, em cada questão — os incorretos, especificamente.
O modelo da prova foi pensado dessa maneira, inclusive.
Agora que já conhece o Cespe, está na hora de se preparar!

Não apenas para o método CESPE, mas recomendamos que você estude a fundo os editais dos concursos e provas que você está se preparando.
É a melhor maneira de garantir boas notas e compreender, de verdade, o perfil da banca e as exigências para ir bem na prova.
E se você gostou do nosso artigo sobre a CESPE, envie este artigo pra um amigo que também está estudando esse método!
Conclusão
Como vimos, o método CESPE é um modelo de prova que recompensa mais as respostas certas (no estilo Certo e Errado) e penaliza com um ponto negativo cada resposta incorreta.
Explore as características da banca e os pontos fundamentais do edital. Com isso, o método CESPE deixa de ser um bicho-papão para os candidatos!