Foi publicado o edital do concurso Cartório TJ PB, oferecendo 60 serventias, sendo 42 (quarenta e duas) a serem preenchidas por candidatos inscritos no critério de Provimento e 18 (dezoito) a serem preenchidas por candidatos inscritos no critério de Remoção.
A Prova Objetiva de Seleção será realizada em João Pessoa/PB, no dia 26 de janeiro de 2025, em dois turnos, conforme critério de ingresso, em locais e horários a serem oportunamente publicados nos sites do TJ-PB e da banca organizadora.
A Prova Objetiva de Seleção será distinta para cada um dos critérios de ingresso (provimento e remoção).
Havendo alteração das datas previstas, serão publicadas no Diário da Justiça Eletrônico - DJe, com antecedência, novas datas para realização da prova, as quais também serão disponibilizadas nos endereços eletrônicos www.tjpb.jus.br e www.consulplan.net.
Não haverá segunda chamada para a Prova Objetiva de Seleção, nem a sua realização fora da data, do horário estabelecido ou do local determinado pela Consulplan, implicando a ausência ou o retardamento do candidato na sua eliminação do Concurso Público.
A Prova Objetiva de Seleção, para ambos os critérios de ingresso (provimento e remoção), terá caráter eliminatório.
A Prova Objetiva de Seleção, para ambos os critérios de ingresso (provimento e remoção), versará sobre as seguintes disciplinas e matérias:
O conhecimento da distribuição de questões por disciplina é crucial para o candidato ter um bom desempenho na prova objetiva. O concurso do Pernambuco, ao contrário do que ocorreu no edital do Mato Grosso, trouxe o quantitativo de questões por disciplina, o que auxilia de forma significativa o candidato em sua preparação. A soma de Registros Públicos com Civil, Constitucional e Empresarial, resulta em 82 questões, o que evidencia a relevância de tais disciplinas para o certame.
Concurso de Provimento
a) ter nacionalidade brasileira;
b) estar em exercício pleno dos direitos civis e políticos;
c) estar quite com as obrigações do serviço militar, se do sexo masculino;
d) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da delegação;
e) não possuir antecedentes criminais e cíveis incompatíveis com a outorga da delegação;
f) ser bacharel em Direito ou ter completado dez anos de exercício de função, até a data da primeira publicação do Edital do Concurso, em serviço notarial ou de registro;
g) comprovar conduta condigna para o exercício da atividade delegada.
Concurso de Remoção:
a) estar no exercício da titularidade de outra delegação, de notas ou de registro, no Estado da Paraíba, por mais de dois anos, na data da primeira publicação deste Edital;
b) comprovar conduta condigna para o exercício da atividade delegada;
c) estar no exercício da titularidade de outra delegação, de notas ou de registro, no Estado da Paraíba até a data da outorga.
Não serão aceitas inscrições para remoção de candidatos
titulares de delegações de outros Estados da Federação ou do Distrito Federal, sendo esta situação verificada na etapa de Inscrição Definitiva.
O concurso de Cartório do TJ-PB, assim como ocorre em outros Estados, é composto por diversas fases, dentre elas a escrita, oral e títulos.
A avaliação escrita será determinante para a eliminação e classificação dos candidatos, com uma duração de quatro horas. Compreenderá o desenvolvimento de uma dissertação, a criação de uma peça prática e a resposta a quatro questões discursivas. Cada seção terá um total de até dez pontos, sendo a dissertação e a peça prática avaliadas com peso cinco cada uma. A distribuição de pontos ficará assim: três pontos para a dissertação, três para a peça prática e um ponto para cada uma das quatro questões discursivas.
A Prova Oral ocorrerá após a verificação dos documentos, certidões e informações do candidato, consistindo na arguição sobre temas e programas listados no Anexo III do Edital. Será considerado também o domínio da Língua Portuguesa, com peso de quatro e valendo dez pontos.
O candidato habilitado para a Prova Oral, em cada critério de ingresso (provimento ou remoção), também deverá apresentar:
a) duas fotografias de data recente, 3x4 cm;
b) currículo, conforme modelo que será disponibilizado no endereço eletrônico www.consulplan.net; e
c) laudo de sanidade mental, subscrito por médico psiquiatra e laudo de aptidão psicológica para o exercício das atribuições da função, emitido por médico psiquiatra ou por psicólogo, para fins de exame de personalidade.
O Exame de Títulos terá um valor máximo de dez pontos, com peso um, sendo exclusivamente classificatório.
Veja o critério de pontuação:
Nosso Reta Final para Cartórios do TJ-PB conta com um Cronograma de Estudos que busca tratar dos principais diplomas legais que serão exigidos no concurso de 2024, cujo edital foi publicado no dia 23/07/2024. Clique no link do botão abaixo e saiba mais!
O risco é todo nosso! Caso você sinta que o curso não atendeu suas expectativas, garantimos o reembolso do seu pedido, de acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.
Sim! Em provas objetivas, a lei seca é exigida em cerca de 70% das questões. Ao adquirir nossos materiais, você estará potencializando a memorização dos detalhes mais exigidos em provas de primeira fase.
Logo após a confirmação do pagamento, você receberá um e-mail com suas credenciais de acesso. Pedimos que você verifique o lixo eletrônico, pois, em alguns casos, o e-mail pode ser considerado spam. Além disso, caso seu e- mail seja do GMAIL, pedimos que você verifique a aba “Promoções”.
Assim que você estiver com suas credenciais de acesso, você só vai precisar inseri-las no campo login e senha, dentro do link: https://decorandoaleiseca.app
Em média, você precisará de 2 a 3 horas por dia para cumprir com as metas dos cronogramas dos Projetos de Leitura e dos Retas Finais.
Não, mas tornando-se assinante você garante 30% de desconto na aquisição de qualquer Reta Final!
No entanto, no caso das Assinaturas Específicas (Cartórios, Delta e Carreiras Jurídicas), todos os Retas Finais para os respectivos cargos estão incluídos.
Sim. Todos os materiais já estão de acordo com as atualizações legislativas mais recentes.
Copyright ® Vade Mecum de Questões
__________________________________________
E-mail: atendimento@decorandoaleiseca.com.br
CNPJ: 35.280.207/0001-41
Endereço: Rua Um, Parque Una, nº 290
96075-160, Pelotas-RS
Política de Reembolso