Existem vários caminhos para os profissionais que decidem prestar concurso para trabalhar em cartórios, como as opções de carreiras de oficial de registro e tabelião de notas.
E como você já deve saber, por ser um tipo de repartição que pode ser público e privado, é possível entrar para esse mercado através de concursos.
Se você está pensando ou já está se preparando para concorrer a uma vaga, mas não sabe muito bem por onde começar a estudar, está no lugar certo.
Aqui, vamos mostrar as principais dicas de como estudar para concurso de cartório. Vamos lá?
Deixe a concorrência para trás: saiba como estudar para concurso de cartório com a Decorando a Lei Seca.
O cartório é um órgão judicial, também chamado de repartição, que possui a custódia de documentos e sua garantia de validade (fé pública). Um cartório pode ser tanto público como privado.
As pessoas precisam recorrer a um cartório quando necessitam fazer a realização de registros de ações de diversos segmentos, como o registro de imóveis, autenticação de documentos e ofícios de notas, por exemplo.
Ao registrar uma ação no cartório, é como se a empresa ou pessoa física estivesse tornando-a de conhecimento público e governamental.
A maior parte dos cargos em cartórios são ocupadas através de concurso público, entretanto, existem funcionários responsáveis por funções operacionais, como o atendimento ao público, que podem ser contratados sob outros regimes.
Confira a seguir quais cargos podem ser ocupados por meio de concurso público para cartórios:
Esse profissional é o responsável pelo registro de certidões de nascimento, óbitos, emancipação, casamentos, opções de nacionalidade, interdição por incapacidade, declaração de ausência ou morte presumida e sentenças de adoção.
É o profissional responsável pelos registros de fundações, atas e resoluções de sociedades civis, políticas, religiosas, etc.
É o profissional responsável pelos cadastros de imóveis novos e alterações em imóveis já existentes.
É o profissional responsável pelo arquivamento ou publicação de documentos que não são de responsabilidade direta de outros oficiais.
Alguns exemplos são contratos, abaixo-assinados, contratos de locação de objetos e carros, editais, laudos, permissões de uso, procurações, recibos, programas de campanha política, termos de responsabilidade, etc.
É o profissional responsável pelo recebimento e registro de petições.
É o profissional responsável por escrituras, testamentos, procurações e atas, reconhecimento de firmas e autenticação de cópias.
É o profissional responsável pela mediação em relações envolvendo crédito e débito (credor e devedor).
É o profissional responsável pelos contratos, atas, reconhecimento de firma e expedição de certidões de documentos relacionados à embarcações.
Os pré-requisitos para participar de um concurso para cartório são os seguintes:
Antes de tudo, precisamos deixar claro aqui que a maneira como a prova funciona pode variar de acordo com o edital do concurso.
Portanto, antes de qualquer coisa, é fundamental que você leia o edital do concurso em que está interessado com atenção aos detalhes.
É nesse documento em que todos os detalhes sobre o concurso estarão, tanto o local e o tempo de aplicação das provas, quanto o conteúdo programático cobrado.
Feitas essas ressalvas, podemos dizer que, de maneira geral, as provas de concurso para cartório normalmente funcionam da seguinte maneira:
Para conseguir a tão sonhada aprovação em um cargo no concurso de cartório, é necessário se preparar.
Além de ler atentamente o edital, é necessário adotar métodos de estudo que ajudem a fixar o conteúdo para não correr o risco de dar um branco na prova.
Veja quais são as melhores dicas de como estudar para concurso de cartório para adotar a sua rotina.
Em primeiro lugar, é fundamental que você monte um cronograma de estudos com base no edital do concurso que você quer prestar.
Como vimos, o edital é o documento que vai reger todo o concurso e nele estão presentes todas as informações necessárias, inclusive o conteúdo programático.
Portanto, se você quer aumentar as suas chances de sucesso, é fundamental que você utilize as informações do edital para montar o seu cronograma de estudos.
Dessa forma, você evita gastar tempo estudando matérias que não necessariamente vão compor a prova que você irá realizar no futuro.
Outra grande dica para quem está estudando para qualquer tipo de concurso público é resolver questões de concursos anteriores.
Muitos temas e perguntas costumam se repetir, inclusive pegadinhas comuns que aparecem repetidamente em concursos ao redor do Brasil.
Por isso, conte com a ajuda do Decorando a Lei Seca. Oferecemos um verdadeiro Vade Mecum de questões jurídicas para te ajudar a se preparar.
O método pomodoro é um velho conhecido de quem está na maratona de estudos para passar em algum concurso.
Essa metodologia é muito interessante, pois ela determina intervalos de descanso entre os períodos de estudo.
E isso é algo fundamental quando estamos nos preparando para uma prova tão importante e com conteúdos densos.
Nessa dica, o concurseiro deve planejar seus estudos e dividi-los entre períodos de 25 minutos de foco e 5 minutos de descanso.
Entre os períodos de foco, você pode aproveitar para recuperar as energias, beber uma água, dar um passeio rápido e espairecer. É uma das melhores formas de estudar de forma produtiva.
Os textos legislativos podem ser muito complexos e difíceis de decorar, não é? Para não ficar dependente da memória e decorebas, você pode se aproveitar dos diversos mapas mentais que a Decorando a Lei Seca tem para você.
Esses diagramas ajudam a relacionar as informações e a organizar as ideias estudadas. É uma ótima forma de resumir e revisar o aprendizado.
Agora que você viu em detalhes como estudar para concurso de cartório, é hora de fazermos uma breve recapitulação.
Dentre as melhores dicas que podemos citar aqui estão a montagem de um cronograma de estudos com base no edital e a resolução de questões de concursos anteriores.
Além disso, o método pomodoro pode ser muito útil para que você consiga manter o foco e a atenção, fazendo com que as horas de estudo rendam mais.
Por fim, uma das melhores dicas é utilizar os mapas mentais, pois eles te ajudam não somente a fixar as informações necessárias, mas também a relacioná-las com outras informações importantes para a hora da prova.
E aí? Gostou de saber como estudar para concurso de cartório? Então não deixe de conferir os outros conteúdos do blog do Decorando a Lei Seca! Muito obrigado pela leitura!
O risco é todo nosso! Caso você sinta que o curso não atendeu suas expectativas, garantimos o reembolso do seu pedido, de acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.
Sim! Em provas objetivas, a lei seca é exigida em cerca de 70% das questões. Ao adquirir nossos materiais, você estará potencializando a memorização dos detalhes mais exigidos em provas de primeira fase.
Logo após a confirmação do pagamento, você receberá um e-mail com suas credenciais de acesso. Pedimos que você verifique o lixo eletrônico, pois, em alguns casos, o e-mail pode ser considerado spam. Além disso, caso seu e- mail seja do GMAIL, pedimos que você verifique a aba “Promoções”.
Assim que você estiver com suas credenciais de acesso, você só vai precisar inseri-las no campo login e senha, dentro do link: https://decorandoaleiseca.app
Em média, você precisará de 2 a 3 horas por dia para cumprir com as metas dos cronogramas dos Projetos de Leitura e dos Retas Finais.
Não, mas tornando-se assinante você garante 30% de desconto na aquisição de qualquer Reta Final!
No entanto, no caso das Assinaturas Específicas (Cartórios, Delta e Carreiras Jurídicas), todos os Retas Finais para os respectivos cargos estão incluídos.
Sim. Todos os materiais já estão de acordo com as atualizações legislativas mais recentes.
Copyright ® Vade Mecum de Questões
__________________________________________
E-mail: atendimento@decorandoaleiseca.com.br
CNPJ: 35.280.207/0001-41
Endereço: Rua Um, Parque Una, nº 290
96075-160, Pelotas-RS
Política de Reembolso