O Reta Final para Cartório, do TJ-SC conta com um Cronograma de 90 Dias, que busca tratar dos principais diplomas legais exigidos no concurso, com base no Edital de 2020.
O curso conta com materiais nos seguintes formatos:
- Artigos dos Códigos e Leis destacados, no formato de Flash Cards
- Questões da Lei Seca, disponíveis em nosso Vade Mecum de Questões
- Mais de 700 Mapas Mentais
Com isso, nossa intenção é que, em um primeiro momento, seja feita a leitura da legislação através dos Flash Cards disponibilizados. Feito isso, passaremos para a realização das questões em nossa plataforma. Por fim, os Mapas Mentais buscarão enfatizar os pontos de maior cobrança, que podem ser exigidos no concurso.
A banca FGV, embora não possua grande tradição em concursos para Cartórios, possui um padrão de exigência bem peculiar, pois aborda, na grande maioria das questões, casos concretos nos enunciados e a lei seca nas alternativas.
Com isso, acredita-se que a leitura da legislação seja a forma mais segura de buscar a aprovação na 1ª fase.
Vejamos uma questão recente (incluindo seu gabarito), exigida pela FGV:
FGV 2019 - Técnico Judiciário (DPE-RJ)
Desde adolescente, Ricardo não se sentia confortável com o gênero masculino. Ao alcançar a maioridade, adotou o nome social Paula. Contudo, em razão de constrangimentos advindos da apresentação de sua identidade quando solicitada, decide alterar o gênero e seu nome no Registro Civil.
Para tanto, Paula deverá B) dirigir-se ao Registro Civil e solicitar, administrativamente, as alterações, independentemente de cirurgia de transgenitalização.
A questão mencionada abordou o art. 2º, do Provimento 73, do CNJ. Como é possível perceber, houve abordagem direta da lei seca na assertiva correta. Através da análise de outras questões da banca, podemos perceber que o padrão supracitado é o mais recorrente em provas da FGV.
Nosso Reta Final leva em consideração exatamente tal padrão de cobrança: todos os formatos disponibilizados buscam otimizar a leitura da legislação, potencializando de forma significativa a memorização dos assuntos mais exigidos em concursos para Cartórios.
O Vade Mecum de Questões está sendo enriquecido com diversas questões da banca mencionada, justamente para facilitar a adaptação do candidato ao formato da banca. Para que você tenha ampla liberdade de exercitar a memorização da lei seca, a plataforma de questões poderá ser acessada livremente até a data da prova.
Qual é o tempo necessário para ler os materiais? O Cronograma disponibilizado, que possui duração de 90 dias, demandará, no mínimo, de 2 horas por dia para a execução das metas diárias, que incluem:
- Leitura dos Flash Cards
- Realização de Questões
- Revisão através de Mapas Mentais
Por quanto tempo terei acesso?
Você terá acesso à íntegra do Vade Mecum de Questões até a data da realização da primeira fase do concurso. Os materiais em PDF (Flash Cards e Mapas Mentais) poderão ser baixados por até seis meses após tal data.