Entenda Como Fazer Mapas Mentais Eficientes: 4 Dicas Infalíveis

Durante o momento de preparação para o concurso, é normal ser bombardeado com conteúdos e materiais que prometem ajudá-lo no dia da prova, tornando mais fácil o caminho até a aprovação. Contudo, para obter êxito em seus estudos, você precisa adotar estratégias e técnicas que o ajudem a armazenar as matérias estudadas.
Uma ferramenta eficaz para isso são os
mapas mentais, que permitem a você organizar as ideias de forma simples e lógica, representando-as visualmente e, assim, facilitando o processo de
aprendizagem e
memorização dos conteúdos.
Você deve estar se perguntando:
como fazer mapas mentais eficientes? Para tirar suas dúvidas, leia o
post para descobrir a importância dos mapas mentais na hora de estudar para concurso e, ainda, receber 4 dicas incríveis de como fazer um
mapa mental eficiente. Boa leitura!
A Importância dos Mapas Mentais na Hora de Estudar
Ao utilizar essa ferramenta, você trabalha com os dois lados de seu cérebro, o lado racional e o lado criativo, o que faz toda diferença na hora de revisar os conteúdos. É um método eficaz, que melhora sua memória e compreensão através da representação visual de informações.
Para a prova da OAB, por exemplo, você trabalha diversos conteúdos teóricos, o que pode tornar cansativa a leitura e compreensão das matérias que caem na prova. A Fabiana, uma estudante que entrou em contato com o Decorando a Lei Seca, por exemplo, cansou dos resumos lineares e adotou como
método os mapas mentais, o que a ajudou a conseguir a tão sonhada aprovação no Exame da Ordem, tornando-se uma advogada conceituada.
4 Dicas de Como Montar Um Mapa Mental Eficiente
Separe um horário em seu cronograma de estudos para montar um mapa mental e abuse de toda a sua criatividade. Se você deseja aprender como fazer mapas mentais eficientes, a seguir, confira 4 dicas práticas, que vão ajudar você na hora de estudar.
- Coloque a ideia principal no centro da página: todo mapa inicia com uma ideia central, o tema de seu mapa mental. Em linhas práticas, esse tema corresponde ao conteúdo que deve ser abordado no resumo. Por exemplo, se você está estudando Leis, coloque a palavra no centro de uma folha.
- Faça ramificações ao redor da ideia central: as ramificações dizem respeito à continuidade do conteúdo. Você pode, portanto, utilizar exemplos, exercícios, frases ou resumos. Ou seja, tudo o que complementa a ideia central de seu estudo e você precisa memorizar.
- Utilize palavras-chave, imagens ou desenhos: as palavras-chaves, imagens ou desenhos são os principais responsáveis pela ativação de nossa memória, pois representam o conteúdo visualmente, de modo a facilitar a aprendizagem e, sobretudo, o armazenamento da matéria.
- Abuse das cores: as cores são indispensáveis na criação dos mapas mentais se você deseja torná-los eficientes, pois ajudam a voltar sua atenção aos comentários e temas mais importantes de seu conteúdo.
Caso você ainda tenha dúvidas a respeito dos mapas mentais ou não tenha tempo de realizá-los, não deixe de alcançar o sucesso nos estudos, acesse o
site e veja os nossos materiais completos com mapas mentais e tudo que você precisa para a aprovação!
Bora estudar!
Agora que você já sabe como fazer mapas mentais eficientes, dedique um tempo em seu calendário de estudos e utilize essa ferramenta para alcançar seus objetivos e a aprovação no concurso.
Você gostou deste post? Então, comente, abaixo, como podemos ajudá-lo a fazer mapas mentais eficientes e compartilhe esse conteúdo e em suas redes sociais com seus colegas de estudo.
Você está à procura de um material de dinâmico e qualidade para estudar, que o ajude a alcançar a aprovação no concurso de seus sonhos ou na OAB? Acesse o
site Decorando a Lei Seca e conheça o método que já ajudou milhares de concurseiros a decorarem a lei seca.