Se você está a procura de um guia de como estudar para concurso de cartório do TJ-RS 2023 da maneira mais eficiente possível, então chegou ao lugar certo.
Aqui, no Decorando a Lei Seca, ajudamos concurseiros em todo o Brasil a se preparar para os mais variados concursos públicos do país.
Por isso, hoje trouxemos um post com todas as informações necessárias para começar a estudar para o próximo certame, que deve ocorrer em 2023.
Vem com a gente e vamos entender como estudar para concurso de Cartório do TJ-RS 2023! Boa leitura.
Primeiramente, é preciso destacar que as provas da área notarial e registral normalmente exigem o Código de Normas do respectivo estado com frequência. No caso do Rio Grande do Sul, os concursos de cartório já aplicados exigiram em diversas questões o conhecimento da Consolidação Normativa Notarial e Registral do Rio Grande do Sul.
As provas aplicadas pelas bancas VUNESP e CONSULPLAN, a título de exemplo, exigem as normativas estaduais em u percentual significativo das questões. No caso da banca IESES, a exigência da legislação federal é que acaba prevalecendo.
No caso do Concurso de Cartório do TJ-RS, há uma peculiaridade que deve ser observada: normalmente, o edital exige Direito Civil, Notarial e Registral e Empresarial em mais de 60% da prova. Portanto, o primeiro passo é avançar ao máximo seus estudos para tais disciplinas, mas sem negligenciar as demais.
De maneira geral, o conteúdo programático das provas objetivas de múltipla escolha com 4 a 5 assertivas (ABCD ou ABCDE) e abrangem os seguintes temas:
No caso do Concurso de Cartório do TJ-RS, as disciplinas grifadas devem ser estudadas com muita atenção, pois serão responsáveis por mais da metade das questões da prova.
Agora que já passamos por uma visão geral da estrutura da prova de primeira fase do certame, também é importante listar outras dicas.
Consulte o último edital do Concurso de Cartório do TJ-RS e leia-o por completo, dando uma atenção especial ao conteúdo programático e à banca examinadora.
Vale destacar que o conhecimento do padrão de exigência da banca é fundamental para que você saiba quais pontos você deve priorizar.
A título de exemplo, a última prova de Cartório do TJ-RS foi organizada pela VUNESP que, além de exigir a lei seca em muitas questões, também cobra muitos detalhes, principalmente envolvendo números. Um bom exemplo é uma das questões da prova de Provimento de 2019, que exigiu o número de páginas do Livro de Visitas e Correições. Isso só mostra que a preparação para a prova deve ser feita de forma extremamente direcionada para tal padrão. Portanto, se a VUNESP for confirmada como a banca do próximo certame, busque memorizar todos os pontos que envolvem números, tais como prazos previstos na Consolidação Normativa Notarial e Registral, bem como o número de páginas dos Livros das Serventias.
Uma das formas mais consolidadas de estudar para o concurso de cartório do TJ-RS é procurando por algum curso preparatório direcionado.
Aqui, vale destacar que existem diversas opções disponíveis no mercado que vão te ajudar a se preparar de forma extensiva, focando principalmente na legislação federal.
No entanto, é imprescindível que o curso também leve em consideração as peculiaridades do Estado, trazendo conteúdos específicos sobre a Consolidação Normativa Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, além da Lei Estadual de Emolumentos.
Dessa forma, você estará estudando detalhes que certamente serão cobrados e poderão fazer o diferencial na hora da sua prova.
Para ser aprovado na primeira fase de um Concurso de Cartório, independentemente do Estado, é fundamental que você decore a legislação. Sabemos que essa informação pode gerar um impacto negativo ao ser lida, mas ela é a mais pura verdade: as provas para Cartórios exigem em mais de 70% da prova a literalidade dos artigos dos Códigos e Leis previstos no conteúdo programático. Sem dominar a legislação, a aprovação para a segunda fase do certame será muito mais difícil.
Uma das formas de memorizar a legislação é através do Vade Mecum de Questões: a plataforma de questões do site Decorando a Lei Seca, que é totalmente direcionada para o estudo dinâmico da legislação.
Para otimizar ao máximo seu desempenho no próximo concurso para Cartório do TJ-RS, é fundamental que você baixe as últimas provas e tente realizar todas as questões, pulando apenas aquelas que estariam exigindo assuntos que já foram revogados (assim como acontece nas questões de Processo Civil da prova de 2013, que exigia o CPC de 1973).
Através do Vade Mecum de Questões, você conseguirá realizar diversas questões extraídas das provas do TJ-RS, especificamente as que exigiram a lei seca e que não foram revogadas. Dessa forma, a preparação para o próximo concurso fica ainda mais fácil!
Os mapas mentais podem ser grandes aliados no estudo da Consolidação Normativa Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, tendo em vista que diversos detalhes podem ser cobrados. Ao estruturar em um mapa as informações nucleares dos assuntos da Consolidação Normativa, você terá um recurso visual que certamente fará a diferença em sua preparação.
Além disso, vale destacar que o Reta Final para Cartórios do TJ-RS do Decorando a Lei Seca traz mais de 1.000 mapas mentais para lhe auxiliar a revisar os principais assuntos do concurso.
O risco é todo nosso! Caso você sinta que o curso não atendeu suas expectativas, garantimos o reembolso do seu pedido, de acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.
Sim! Em provas objetivas, a lei seca é exigida em cerca de 70% das questões. Ao adquirir nossos materiais, você estará potencializando a memorização dos detalhes mais exigidos em provas de primeira fase.
Logo após a confirmação do pagamento, você receberá um e-mail com suas credenciais de acesso. Pedimos que você verifique o lixo eletrônico, pois, em alguns casos, o e-mail pode ser considerado spam. Além disso, caso seu e- mail seja do GMAIL, pedimos que você verifique a aba “Promoções”.
Assim que você estiver com suas credenciais de acesso, você só vai precisar inseri-las no campo login e senha, dentro do link: https://decorandoaleiseca.app
Em média, você precisará de 2 a 3 horas por dia para cumprir com as metas dos cronogramas dos Projetos de Leitura e dos Retas Finais.
Não, mas tornando-se assinante você garante 30% de desconto na aquisição de qualquer Reta Final!
No entanto, no caso das Assinaturas Específicas (Cartórios, Delta e Carreiras Jurídicas), todos os Retas Finais para os respectivos cargos estão incluídos.
Sim. Todos os materiais já estão de acordo com as atualizações legislativas mais recentes.
Copyright ® Vade Mecum de Questões
__________________________________________
E-mail: atendimento@decorandoaleiseca.com.br
CNPJ: 35.280.207/0001-41
Endereço: Rua Um, Parque Una, nº 290
96075-160, Pelotas-RS
Política de Reembolso